Postagem em destaque

Tipos de textos jornalísticos

Informativos
Notícia: é o relato puro e simples de um fato ou acontecimento atual de interesse público e de interesse do público;Reportagem: trata-se de uma notícia ampliada, com informações prestadas por mais de uma fonte. A reportagem aborda vários ângulos de um fato, esmiuçando e esgotando o assunto, além de procurar interpretar os acontecimentos;Suíte: matéria com desdobramentos de um fato já noticiado, quando há novas informações sobre o assunto outrora abordado;Entrevista: além de representar a principal fonte de informação para a maior parte das matérias jornalísticas, ela pode ser uma entrevista especial com perguntas e respostas - chamada nas redações de "pingue-pongue" - a uma única fonte (uma personalidade política, econômica, cultural etc.);Nota: uma notícia pequena, que se destina a dar uma informação rápida sobre um determinado fato ou acontecimento. Opinativos
Perfil: é uma espécie de construção da história duma personagem com enfoque num indivíduo ou numa inst…

7 coisas legais que você não sabia sobre a pesquisa do Google

Que a pesquisa do Google é uma ferramenta indispensável para a vida moderna todo mundo sabe. Ela é usada frequentemente como um "oráculo" para todas as nossas dúvidas e questões cotidianas. Desde uma simples busca para receita de culinária até uma localização exata de um lugar ou estabelecimento no Maps.

Entretanto, a ferramenta além de encontrar os melhores sites para a nossa pesquisa, também dispõe de recursos embutidos que muitos desconhecem. Tais funcionalidades são muito úteis para poupar tempo sem a necessidade de visitar um site específico.

É possível conseguir a informação que queremos sem nem sequer precisarmos sair da página ou clicar em algum link. Para isso, basta digitarmos a palavra-chave correta e deixar que o Google faça todo o "trabalho sujo".

Confira alguns exemplos:
  1. Previsão do tempo: digite no campo de pesquisa a palavra-chave meteorologia e o nome da cidade desejada.

    Exemplo: meteorologia Rio de Janeiro.

  2. Horários do nascer e pôr do sol: para saber o horário que o sol nasce em um local determinado digite a palavra-chave Nascer do sol mais o nome da cidade. Já para a hora que ele se põe, digite Pôr do sol e o nome da cidade.

    Exemplo: Nascer do sol Recife
    Exemplo: Pôr do sol Natal

  3. Horário em lugares diferentes: digite a palavra-chave Horário e o nome da cidade.

    Exemplo: Horário Nova Iorque

  4. Realizar cálculos: Para ativar a calculadora, basta digitar o cálculo que deseja fazer e será retornado o resultado junto com a ferramenta de cálculos.

    Exemplo: 500+735

  5. Realizar traduções: Muita gente usa o Tradutor para saber o significado de uma palavra estrangeira. Porém, a pesquisa do Google também fornece o serviço sem precisar deixar o site. Basta digitar a palavra-chave traduzir incluído o termo que deseja saber a tradução.

    Exemplo: Traduzir computer

  6. Saber o significado de palavras: Ouviu ou leu alguma palavra difícil, quer saber o que significa, mas não está com o bom e velho "Aurélio" nas mãos? Digite a palavra-chave Defina mais a palavra em questão e prepare-se para ampliar seu vocabulário.

    Exemplo: Defina onomatopeia

  7. Converta unidades monetárias: digite o valor e a moeda de origem mais a moeda que será o destino da conversão.

    Exemplo: 1500 reais em dólar
E aí, curtiu?

Com certeza agora você aproveitará ainda mais tudo o que o poderoso Google tem a oferecer.

Comentários

Os artigos mais lidos

Como seria sua vida se não existisse o celular