Postagem em destaque

Tipos de textos jornalísticos

Informativos
Notícia: é o relato puro e simples de um fato ou acontecimento atual de interesse público e de interesse do público;Reportagem: trata-se de uma notícia ampliada, com informações prestadas por mais de uma fonte. A reportagem aborda vários ângulos de um fato, esmiuçando e esgotando o assunto, além de procurar interpretar os acontecimentos;Suíte: matéria com desdobramentos de um fato já noticiado, quando há novas informações sobre o assunto outrora abordado;Entrevista: além de representar a principal fonte de informação para a maior parte das matérias jornalísticas, ela pode ser uma entrevista especial com perguntas e respostas - chamada nas redações de "pingue-pongue" - a uma única fonte (uma personalidade política, econômica, cultural etc.);Nota: uma notícia pequena, que se destina a dar uma informação rápida sobre um determinado fato ou acontecimento. Opinativos
Perfil: é uma espécie de construção da história duma personagem com enfoque num indivíduo ou numa inst…

A "extinção" dos jornais!


Não é de hoje que os jornais impressos recebem profecias com respeito ao seu fim. O crescente avanço e a popularização das novas tecnologias tem ameaçado muito a continuação da existência de um dos mais tradicionais veículos de informação da história.


A chamada convergência de mídias tem sido a “porta de fuga” para os impressos. Grandes veículos de comunicação passaram a disponibilizar seus conteúdos em versões digitais além das publicações físicas, com intuito de atingir o público da internet que está se tornando cada vez mais consistente.

Algumas empresas dos Estados Unidos já tomaram a decisão de disponibilizar apenas a edição on-line de seus periódicos, encerrando com as atividades impressas. Alguns especializadas afirmam que esta será a tendência ao longo dos anos, culminando assim, o fim do jornal na forma como nossos avós costumavam ler.

A animação “Paper Age”, de Ken Ottmann (Era do Papel, numa tradução livre do português) demonstra de forma muito inteligente e criativa, os rumores apocalípticos levantados por esta questão. No filme, o autor faz uma comparação com a histórica extinção do dinossauros atingidos por um meteoro. Aqui o meteoro simbolizado por um tablet, dispositivo que tem caído no gosto popular.

Vale a pena conferir!


Paper Age from Ken Ottmann on Vimeo.

Os artigos mais lidos

Como seria sua vida se não existisse o celular