Melhores práticas para jornalistas no Facebook


Aprenda a iniciar como um jornalista no Facebook, como você pode usar a plataforma para compartilhar notícias com sua comunidade e as ferramentas que podem ajudá-lo na sua reportagem. Para saber mais sobre como sua organização de mídia pode utilizar melhor o Facebook, visite:

Começando

Crie uma Página ou ative o recurso Seguir para aumentar o seu público

Configurar uma Página do Facebook ou ativar o recurso Seguir no seu perfil lhe habilita atualizar os leitores e fontes sobre as últimas notícias e histórias que você está cobrindo. Qualquer que seja a editoria que você cubra, ter uma presença jornalística profissional lhe dá a oportunidade de compartilhar fotos públicas, links e análises sobre as últimas notícias com os seus leitores e espectadores.

Criar uma Página que os seus leitores ou espectadores curtam para receber suas atualizações é uma ótima opção para compartilhar com sua comunidade no Facebook. Saiba mais sobre configurar uma Página na nossa central de ajuda. Se você se sentir mais confortável usando seu perfil atual, você pode simplesmente ativar o recurso Seguir para que os leitores possam acompanhar suas atualizações públicas sem ter que adicionar você como um amigo. Embora ambas sejam uma ótima opção para manter uma presença profissional no Facebook, as Páginas oferecem recursos como Estatísticas, postagem direcionada, postagens promovidas, suporte a múltiplos administradores e muito mais. O recurso Seguir, no entanto, lhe permite manter suas conexões pessoais e profissionais em um único perfil, lhe dando a opção de alternar o público que você deseja se comunicar: amigos ou o público.

Use fotos autênticas para o perfil e a capa

Suas fotos do perfil e da capa são um reflexo da sua marca jornalística. Escolha fotos que representem melhor você e o seu trabalho. Abaixo está um exemplo de Nancy Loo da WGN.
  • Foto do Perfil: Escolha uma foto da cabeça que seja profissional e mostre seus ombros de modo que as pessoas possam lhe reconhecer facilmente e ver o seu rosto – até mesmo em telas menores de dispositivos móveis.
  • Foto de Capa: Carregue uma foto de capa que represente o seu trabalho, mas mantenha autêntica e não excessivamente promocional. Informações de contato ou detalhes do site devem ser deixadas para a seção “Sobre” da sua Página ou do seu Perfil. Sua foto de capa também pode ser uma ótima maneira para destacar alguma das suas reportagens recentes.

Otimize o seu perfil para seguir

Se você vai usar o seu Perfil para engajar um público mais amplo e aumentar os seus seguidores, você tem que se certificar de que as configurações do seu Perfil estão ajustadas corretamente. Aqui estão algumas configurações para considerar ajustar no seu Perfil:
  • Pesquisa Pública: Se você quiser ter certeza de que o seu Perfil é fácil de achar dentro e fora do Facebook, ative a pesquisa pública nas suas configurações de Seguidores.
  • Nome de usuário: Crie um nome de usuário personalizado para que você possa usar ele para compartilhar o seu perfil (exemplo: facebook.com/username). Como você sabe se tem um nome de usuário personalizado? Verifique ou edite ele nas suas configurações de Seguidores.
  • Configurações de Comentários: Quando você ativar o recurso Seguir, você perceberá nas configurações que há uma opção para ajustar quem é capaz de comentar nas suas postagens públicas. Para permitir que os seguidores comentem nos seus comentários públicos, defina a configuração para “todos”.
  • Público da Postagem: Em cada peça de conteúdo que você criar, você será capaz de ajustar quem pode ver a postagem. Para publicar uma foto que os seguidores recebam no Feed de Notícias deles, certifique-se de selecionar “público” no menu suspenso de privacidade da postagem. Você sempre pode alterar a configuração para qualquer postagem retroativamente.
  • Seção Sobre: Conte às pessoas quem você é preenchendo sua informação de trabalho e a seção sobre. Você pode ter sua seção Sobre preenchida, mas oculta para quem não é seu amigo. Quando clicar no botão “editar” através das várias seções, cada uma terá um ícone de privacidade lhe mostrando pra quem está visível. Ajuste para “público” o que você quer que os seguidores vejam.

Proteja sua conta

Quando você configurar o seu perfil, é importante se certificar de que a conta está segura. Aqui estão 7 coisas que você pode fazer para ajudar a manter sua conta segura:
  1. Escolha uma senha forte: Use uma combinação de no mínimo seis números, letras, e marcas de pontuação (como ! e &);
  2. Certifique-se de que sua conta(s) está segura;
  3. Saia do Facebook quando você usar um computador que compartilha com outras pessoas;
  4. Execute um programa antivírus no seu computador;
  5. Use os recursos extras de segurança para a sua conta como as aprovações de login;
  6. Pense antes de você clicar ou baixar qualquer coisa.
Para aprender mais sobre segurança no Facebook, visite nossa Central de Ajuda.

Facebook Móvel para atualização em movimento

Certifique-se de que você está configurado para manter-se atualizado no Facebook a partir do seu dispositivo móvel e é capaz de postar fotos da sua reportagem. Existe uma variedade de aplicativos do Facebook que você pode usar para atualizações em geral, gerenciar uma Página, contatar fontes via Messenger e muito mais. Saiba mais sobre o Facebook Móvel.

Adicione o recurso Seguir ao seu site

Alavanque sua plataforma de publicação para aumentar seus seguidores adicionando o botão Seguir ao seu site. O botão, no qual é vinculado ao seu perfil do Facebook, permite aos seus leitores seguir você no Facebook sem sair do seu site. É fácil de instalar com um código simples de incorporação, o qual você pode encontrar e personalizar na página de Plugins Sociais.
Se você executa um site usando o Wordpress como o seu sistema de gerenciamento de conteúdo, você também pode aproveitar o Facebook plugin, o qual inclui um botão Seguir e torna a integração dentro do seu site ainda mais fácil.

Narrativas

Compartilhe notícias de última hora

As pessoas querem ser informadas sobre as notícias assim que elas acontecem. Como furo de reportagem, publique uma atualização de status ou uma foto para informar seu público. Numa análise recente das postagens de jornalistas e organizações de notícias no Facebook, publicações que incluem “urgente” ou “notícia urgente” numa postagem recebeu um aumento de 57% no engajamento. É claro, imagens são geralmente mais fortes do que palavras. Steve Silva do Boston Globe estava no local dos atentados da maratona de Boston quando postou esta imagem logo após as duas explosões.

God help us
Publicado por Steve Silva em Segunda, 15 de abril de 2013

Mantenha os seguidores atualizados

Mantenha as pessoas atualizadas enquanto a história se desenvolve. Quando organizações de notícias publicaram várias atualizações numa rápida sucessão durante um evento de notícias, eles viram um aumento de 10% no engajamento das postagens da Página. Abaixo, Nick Kristof do The New York Times e Don Lemon da CNN compartilham as atualizações deles diretamente do local sobre as notícias envolvendo o atentado de Boston.

Woke up to a Boston in which the marathon finish is still sealed off, but Huntington Ave and rest of Copley Place area...
Publicado por Nicholas Kristof em Terça, 16 de abril de 2013

Searching every house in Watertown, Mass for bombing suspect. Entire city including Boston on lockdown. Crazy!
Publicado por Don Lemon em Sexta, 19 de abril de 2013

Compartilhe fotos e vídeos de bastidores para atrair atenção

As pessoas são fascinadas pelo processo jornalístico. Compartilhar fotos a partir do local da sua reportagem dá a elas um vislumbre do processo de apuração da notícia e mostra ao seu público que você está no local. Numa análise de jornalistas no Facebook, fotos receberam 50% mais engajamento do que postagens sem fotos. Além disso, ativando a Sincronização de fotos no seu telefone pode tornar o compartilhamento ainda mais fácil salvando as fotos que você tira no seu telefone em uma pasta privada de fotos que você pode compartilhar depois. Abaixo, Grayson Schaffer da Outside Magazine compartilha uma foto da sua escalada no Monte Everest e Rob Marciano da CBS compartilha uma foto de uma perseguição a um tornado.

Shock & Awe
Publicado por Rob Marciano em Terça, 1 de maio de 2012

Inclua sua análise de especialista ao compartilhar histórias

O Facebook é uma plataforma orientada para pessoas. Seus seguidores querem ouvir sua voz pessoal e, mais importante, sua análise de especialista na história que você está compartilhando. De acordo com uma análise de jornalistas compartilhando histórias no Facebook, links que incluem análise receberam 20% mais cliques de referências. Qual o contexto que eles precisam saber sobre sua história? Existe um ângulo importante que precisa ser destacado? Inclua esses detalhes para atrair seguidores. O Jornalista de política e comentarista, Ezra Klein, infunde sua análise para provocar uma história que ele escreveu:

Here’s what you need to know about tax reform in the U.S. Senate: Montana went for Mitt Romney by 13 points in the 2012...
Publicado por Ezra Klein em Terça, 9 de abril de 2013

Inicie conversas

Sua comunidade quer fazer parte da conversa. Na verdade, publicações que incluem uma chamada para conversa ou uma pergunta recebem 70% acima da média de engajamento do que publicações que não fazem. Arianna Huffington do The Huffington Post usa o perfil dela para realizar sessões de Perguntas e Respostas com os seguidores dela.


Reportagens

Permita o jornalismo participativo

Os seus seguidores são uma rede poderosa de fontes que ajudam a coletar informações e conteúdo para as histórias que você está contando. Quando você estiver tentando encontrar fontes pontuais, lançar uma ampla rede para os seus seguidores pode ser um bom começo para encontrar pessoas para entrevistar.

O Facebook também pode ser um ótima fonte de comentários dos seus leitores sobre um evento noticioso. Qualquer que seja o conteúdo que você esteja procurando na fonte da sua comunidade, faça o pedido claro e simples. Explique como você pode usar o conteúdo e acompanhar o usuário quando você tiver perguntas adicionais ou precisar de esclarecimentos. Matthew Berry da ESPN usa o perfil dele para solicitar informações e histórias dos seus seguidores.

Ok gang - this is for an upcoming ESPN the Magazine article on fantasy football: Give me a unique / weird / funny / cool / interesting rule or tradition about your league.
Publicado por Matthew Berry em Quarta, 10 de abril de 2013

Use a pesquisa gráfica para encontrar fontes e conteúdo
A Pesquisa Gráfica torna mais fácil para os jornalistas encontrarem fontes e conteúdos em torno da história que está escrevendo.
  • Pessoas: Por exemplo, se você está fazendo uma reportagem sobre uma empresa específica e você está procurando entrevistar alguém que trabalha lá, no escritório de Nova Iorque, você poderia fazer isso pesquisando por “Pessoas que trabalham na ACME Inc. em Nova Iorque” para encontrar empregados em potencial para contactar.
  • Fotos e Localização: A Pesquisa Gráfica torna mais fácil encontrar fotos públicas e filtrar os resultados, bem como encontrar fotos publicadas dentro de uma localização específica – tão amplo como uma cidade, fotos publicadas em um marco ou evento específico (exemplo: “Fotos tiradas na Maratona de Boston”). Isso serve como uma ótima ferramenta para durante situações de notícias de última hora ou até mesmo para conduzir uma pesquisa sobre uma localização e ter uma noção de como ela se parece visualmente.
  • Pesquisa de Interesses: A Pesquisa Gráfica lhe permite conduzir pesquisas baseadas nas conexões das pessoas com interesses no Facebook. Por exemplo, você pode fazer pesquisas como “Times esportivos curtidos por pessoas que trabalham na NBA” ou “Filmes curtidos por pessoas que são diretores de filmes” ou “livros lidos por Diretores executivos”.

Use as listas de interesses para criar feeds personalizados
As Listas de Interesses permitem aos jornalistas que cobrem editorias específicas se organizar melhor e permanecer atualizado com suas fontes no Facebook. Ao acrescentar Perfis e Páginas a uma Lista de Interesse, você é capaz de ver um feed personalizado de atualizações somente das páginas e pessoas que você incluiu como fonte de conteúdo para a lista. Por exemplo, se você está cobrindo política e quer um fluxo específico de atualizações que é focado nesse tópico, você pode criar uma lista “Políticos e Autoridades Locais” e adicionar políticos, jornalistas, páginas de advocacia, etc., para criar um fluxo personalizado.
Criar uma lista é fácil. Você sempre pode adicionar ou remover pessoas e cabe a você decidir se a lista é pública ou privada. Depois de criar a lista, você verá um marcador para a lista como uma seção de mini feed à direita. Você pode usar esse marcador para navegar para o feed personalizado a qualquer momento.

Se você criar uma lista pública, os outros podem “seguir” a lista, no qual adicionará um marcador para a lista na página inicial deles. No entanto, ao seguir sua lista, eles não serão capazes de alterar os membros da lista. Você também pode seguir listas públicas já existentes indo para a página de listas e pequisar por tópicos que lhe interessam: facebook.com/addlist

Este artigo, Best Practices for Journalists on Facebook, foi escrito por Vadim Lavrusik e foi publicado primeiro no Journalists on Facebook.

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