Brasileirão 2015 com cara de regional


O Brasileirão Chevrolet 2015 dará o pontapé inicial neste sábado (09/05) e a principal competição de futebol do país deste ano parece uma competição regional, ao invés de um torneio nacional.


Dos 20 clubes que formam a séria A, 18 são das regiões Sul (10 times) e Sudeste (8 times). Os “forasteiros” do torneio serão o Sport Club do Recife, representante da região Nordeste e o Goiás Esporte Clube, representando o Centro-Oeste. A região Norte será a única “órfã” na primeira divisão.

Um dos grandes destaques esse ano será a presença massiva dos clubes do estado de Santa Catarina. Os catarinenses  disputarão com 4 times na elite do futebol brasileiro (Avaí, Chapecoense, Figueirense e Joinville) e superam até mesmo o estado do Rio de Janeiro, que perdeu uma representação com a queda do Botafogo para a série B no ano passado, e novamente terá apenas 3 times na série A (Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama).

Os barrigas-verdes ficam atrás apenas de São Paulo com 5 representantes (Corinthians, Ponte Preta, Palmeiras, Santos e São Paulo). Minas Gerais, estado do atual bicampeão Cruzeiro, também terá o Atlético.

Reconhecido como o campeonato mais equilibrado do mundo, o Brasileirão tem grandes chances de ser uma competição interessante, apesar da diferença de participações regionais e principalmente pela crise técnica que os times brasileiros têm sofrido. Crise esta, que afeta bastante a qualidade das partidas e consequentemente tem apontado baixos índices de audiência na TV.

Os números de audiência, inclusive, fez a CBF promover uma novidade nesta edição. Agora, além dos tradicionais horários das 16h00 e 19h00 aos domingos, também serão disputadas partidas às 11h00. O primeiro teste nesse novo horário foi realizado no campeonato paulista desse ano como medida alternativa às manifestações públicas ocorridas na época. Surpreendentemente - ou não - os jogos realizados nessa hora fizeram muito sucesso e os cartolas decidiram repetir no Campeonato Brasileiro.

Enfim, os fãs da bola terão mais uma opção a partir de hoje. Vamos fazer nossas apostas e torcer para que o Brasileirão 2015 seja mais um capítulo positivo na evolução técnica e organizacional do esporte no país.

Postagens mais visitadas deste blog

Como seria sua vida se não existisse o celular

Coisas que aprendi estudando russo