Barcelona: Sai Tito entra "Tata" Martino. E agora, como fica?

Barcelona: Sai Tito entra "Tata" Martino. E agora, como fica? / Crédito da Foto: AFP

Tito Vilanova em abril deste ano, logo após voltar de tratamento nos Estados Unidos
Os rumores da saída de Tito de Vilanova do Barcelona foram confirmados. Infelizmente, devido a recorrente doença que já o atinge pela terceira vez (a primeira em 2011 e a segunda em 2012). Tito claramente não conseguiu dar a continuidade esperada ao Barça. Não por falta de capacidade técnica - já que seu antecessor era “apenas” um dos melhores técnicos do mundo, Pep Guardiola, de quem fora auxiliar por quatro anos -, mas, principalmente, pela falta de variação na maneira de jogar da equipe da Catalunha.

Apesar de ter conquistado um Campeonato Espanhol com folgas e ter chegado a semifinal das UEFA Champions League®, esperávamos mais do time barcelonista na última temporada. O jeito de jogar dos catalães não havia mudado, mas todos se impressionaram com a forma em que os espanhóis foram eliminados pelo Bayern de Munique no principal torneio de clubes da Europa. Enfim, Tito terá de travar mais uma batalha contra o tumor na glândula parótida e o Barcelona teve que ir atrás de outro comandante para sua equipe.

O novo treinador


Barcelona: Sai Tito entra "Tata" Martino. E agora, como fica? / Fonte da foto: Blog Eduardo Marini
Técnico levou clube argentino à semifinal da Libertadores 2013
Gerardo “Tata” Martino parece ter sido uma ótima solução para o que o Barcelona procurava. Um técnico com “a cara” do clube catalão, que busca sempre o ataque, que vai atrás da vitória, basta ter como exemplo as duas últimas experiências de Martino.

A frente do Paraguai, na Copa do Mundo de 2010, o treinador argentino fez um ótimo trabalho levando sua equipe até as quartas de final, coincidentemente caindo apenas para a Espanha, por 1x0, em um jogo duríssimo.

Na sua mais recente empreitada, Gerardo Martino montou um ótimo time no Newell’s Old Boys (ARG) recrutando jogadores com passagens na Europa e que tinham identificação com o time de Rosário. Como o zagueiro Heinze, o ótimo atacante Ignácio Scoco que acaba de ser contratado pelo Internacional (RS), e principalmente o meia Maxi Rodrigues o melhor jogador do clube argentino. Uma equipe com bom toque de bola e que foi eliminada na semifinal da Libertadores, nos pênaltis, para o Atlético Mineiro. Vale lembrar que por pouco Martino não acertou com o Santos. Uma pena para o futebol Brasileiro! 

Escute a emocionante carta de despedida do ex-treinador do Barcelona:


Gostou do artigo? Não se esqueça de compartilhar com os amigos e parabenizar o autor deixando seu comentário abaixo!

Sobre o Autor:
Vinícius Ramalho
Vinícius Ramalho é jornalista formado em 2012. Apaixonado por esporte (principalmente por futebol) e ligado nas mídias sociais.

Postagens mais visitadas deste blog

Como seria sua vida se não existisse o celular